F Caminhada e abandono do plástico evitam câncer - Eu, Mariza

Caminhada e abandono do plástico evitam câncer

Compartilho aqui os resultados de duas pesquisas que podem alertar muita gente sobre como pequenas atitudes do cotidiano são importantes na prevenção de doenças, em especial do câncer de mama. A primeira é um estudo da Sociedade Americana do Câncer, publicado na revista científica "Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention", que acompanhou 73 mil mulheres  de 50 a 74 anos, durante 17 anos. O estudo comprova que uma caminhada diária de uma hora diminui os riscos de contrair a doença, evidenciando a importância do estilo de vida para a saúde. É a primeira vez que uma pesquisa associa diretamente a redução entre risco de contrair câncer com os benefícios da caminhada.

Caminhar uma hora por dia reduz em 14% o risco de câncer de mama. Se caminhar mais, ou incluir na rotina atividades como academia de ginástica, hidroginástica, dança, e outras, a redução de risco é ainda maior. Para saber mais, consulte o link //g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/caminhar-reduz-o-risco-de-cancer-de-mama.html

Outra pesquisa interessante diz respeito a nossos hábitos de consumo, em especial o arraigado hábito de usar utensílios de plástico para guardar alimentos. Quanto mais colorido, mais o plástico contém partículas tóxicas em sua composição. O ideal é utilizar potes e outros utensílios de vidro, se a tampa for de plástico que seja transparente ou branca, e deixar sempre um espaço entre o alimento e a tampa, evitando que se toquem. O eixo principal da pesquisa é alertar para a importância de reduzir ao máximo o consumo de plásticos, em especial o hábito de guardar alimentos em embalagem plástica. A organização Breast Cancer Fundation  aconselha a se frequentar mais as feiras livres e substituir produtos de beleza e produtos de limpar a casa por soluções naturais e ecológicas.

O aspecto prático do uso do plástico o tornou imprescindível na vida moderna e fez com que fosse adotado em 100% dos lares. Mas o plástico, além dos problemas para o meio ambiente, traz também riscos para  saúde, por conter alto teor químico em sua composição, como o Bisphenol A (elemento dos blocos de policarbonato, usado em centenas de produtos, inclusive embalagens de alimentos); Phthalates ( encontrado em plásticos e PVC, associado a distúrbios endócrinos como antecipação da puberdade em meninas, o que constitui um fator de risco de câncer de mama);  Vinyl Chloride (um dos primeiros elementos químicos associado a incidência de câncer pelo National Toxicology Program (NTP) e a International Agency for Research on Cancer (IARC), responsável por grande número de casos entre os trabalhadores na manufatura de plástico e PVC); Dioxin,  classificado como carcinógeno e responsávelpor disfunções endócrinas pela International Agency for Research on Cancer (IARC) e a Environmental Protection Agency (EPA); e Styrene, encontrado em embalagens para ovos, louças, e outros utilitários domésticos, também classificado como possível cancerígeno pelas agências americanas.  

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário