Poesia em toda parte: viva Manuel Bandeira

12:15

O poeta Manuel Bandeira faria 125 anos em 19 de abril. Para comemorar, a Secretaria de Cultura do Recife está realizando, até 1º de Maio, programação que envolve saraus literários, declamação de poemas, peças teatrais e outras ações, no Espaço Pasárgada, o casarão onde Bandeira passou a infância, na Rua da União, onde  também ocorrem rodas de debate, oficinas, exibição de filmes e "plantões literários", em que o público conversa com escritores e poetas. No dia 19 a Coordenadoria de Literatura promove um grande recital poético na Rua da Aurora, onde está a estátua do poeta, a partir das 16h30, quando Lucila Nogueira, Valmir Jordão, Pedro Américo de Farias, Ícaro Tenório e outros vão recitar seus poemas preferidos escritos por Bandeira.

De 26 a 29  acontece o projeto De bicicleta com Bandeira, que vai usar o popular sistema de propaganda com uso de bicicletas para alardear por diversos bairros poemas gravados por poetas recifenses. No dia 25 é a vez do Bandeira nas paradas, em parceria com a Releitura- Rede de Bibliotecas Comunitárias da RMR, que vai surpreender agradavelmente quem estiver esperando ônibus,  com releitura de poemas, mini contos e pequenos "causos". Dia 29, a partir das 19h, no Espaço Pasárgada, tem o Beba poesia, mostra de poemas visuais desenvolvidos por alunos que frequentam as bibliotecas da rede.

Incluo aqui o meu poema preferido de Bandeira, tristemente atual: O Bicho (escrito em 27/12/1947)

Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

A programação termina no 1º de maio, no Parque 13 de Maio, com a apresentação poético-literária O melhor divertimento para crianças, inspirada no poema Balõezinhos, com o ator Adriano Cabral e os músicos Rodrigo Félix e Tiago Rabeca.

You Might Also Like

0 comentários

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow