Ariadne Quintella comenta o barroco em Ângelo Monteiro

13:32

"Com açúcar e com afeto", Ariadne Quintella me manda seu livro Revisitação da estética barroca na poesia religiosa de Ângelo Monteiro, que será lançado dia 22, às 18h30, no espaço cultural da Defensoria Pública (Rua Marques Amorim, 127, Boa Vista). Vai ter recital poético e palestra da escritora Jacineide Travassos.

O livro conjuga o ótimo texto de Ariadne, jornalista especializada em Literatura Brasileira e Arte, com a poesia de Ângelo Monteiro "de sólida formação humanística e refinado senso estético", como diz Bernardo Souto no prefácio. Ariadne oferece um panorama do Barroco no Brasil que, difundido pelos Jesuítas, se fez presente em diversas manifestações artísticas. Ela analisa o  barroquismo na poesia religiosa e aponta a  intertextualidade entre o poeta alagoano/pernambucano Ângelo Monteiro e o baiano Gregório de Matos.

Leia aqui um dos meus poemas favoritos de Ângelo Monteiro, Hino IV (do livro Todas as coisas têm língua), incluso no livro de Ariadne Quintella:

" Minha visão de Jesus/ A mim mesmo me faz ver: / Nos seus olhos tanta luz, / E nas mãos tanto querer/
Que seu fogo apague a sombra/ A me envolver a alma inteira./ E eu repouse no seu ombro/ E viva em sua fogueira.


Que Ele me pegue e me leve. / Que ele me leve e me traga. / Meu amor e sua febre./ Seu amor e minha chaga./ Minha chaga ardente e louca: / Tão louca que o faz girar / Sobre a cruz de minha boca / Sem nela nunca expirar. "

You Might Also Like

0 comentários

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow