Embarque na leitura

21:10

As estatísticas mostram que o brasileiro não tem o hábito de ler. Por isso mesmo, iniciativas de estímulo à leitura têm de ser incentivadas. Assim como a música diz que "todo artista tem de ir aonde o povo está", os livros devem ser colocados ao alcance dos possíveis leitores, pois a facilidade de acesso pode representar a diferença entre ler ou não ler.


Uma das iniciativas que merece ser copiada, com as adaptações necessárias, evidentemente, é a biblioteca Embarque na Leitura, resultado da parceria entre o Instituto Brasil Leitor, que mantém o projeto Ler é Saber, e o metrô de São Paulo.São bibliotecas instaladas nas estações Tatuapé, Santa Cecília, Paraíso e Luz, além da estação de trem do Braz, por onde circulam milhares de pessoas diariamente. Mais de 540 mil livros já foram emprestados a cerca de 50 mil usuários cadastrados. A maioria dos leitores está na faixa de 20 a 30 anos, mas o campeão de pedidos de empréstimo de livros do projeto é um garoto de nove anos, LRLS, morador de Osasco, que em dois anos solicitou 190 obras.

Os livros disponíveis vão dos clássicos a autores contemporâneos brasileiros e estrangeiros, literatura recomendada para o vestibular, best sellers, infanto-juvenís, religião, auto ajuda e outros. Anotei alguns: Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu;  A mesa voadora, de  Luís Fernando Veríssimo; No bunker de Hitler - os últimos dias do III Reich, de Joachin Fest; As noites das grandes fogueiras, de Domingos Meireles; O homem que via o trem passar, de Georges Simenon, entre outros.

O cadastro é simples e os empréstimos (por 10 dias, renováveis) são inteiramente gratuitos.

You Might Also Like

0 comentários

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow