Caminhada e abandono do plástico evitam câncer

07:29

Compartilho aqui os resultados de duas pesquisas que podem alertar muita gente sobre como pequenas atitudes do cotidiano são importantes na prevenção de doenças, em especial do câncer de mama. A primeira é um estudo da Sociedade Americana do Câncer, publicado na revista científica "Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention", que acompanhou 73 mil mulheres  de 50 a 74 anos, durante 17 anos. O estudo comprova que uma caminhada diária de uma hora diminui os riscos de contrair a doença, evidenciando a importância do estilo de vida para a saúde. É a primeira vez que uma pesquisa associa diretamente a redução entre risco de contrair câncer com os benefícios da caminhada.

Caminhar uma hora por dia reduz em 14% o risco de câncer de mama. Se caminhar mais, ou incluir na rotina atividades como academia de ginástica, hidroginástica, dança, e outras, a redução de risco é ainda maior. Para saber mais, consulte o link //g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/caminhar-reduz-o-risco-de-cancer-de-mama.html

Outra pesquisa interessante diz respeito a nossos hábitos de consumo, em especial o arraigado hábito de usar utensílios de plástico para guardar alimentos. Quanto mais colorido, mais o plástico contém partículas tóxicas em sua composição. O ideal é utilizar potes e outros utensílios de vidro, se a tampa for de plástico que seja transparente ou branca, e deixar sempre um espaço entre o alimento e a tampa, evitando que se toquem. O eixo principal da pesquisa é alertar para a importância de reduzir ao máximo o consumo de plásticos, em especial o hábito de guardar alimentos em embalagem plástica. A organização Breast Cancer Fundation  aconselha a se frequentar mais as feiras livres e substituir produtos de beleza e produtos de limpar a casa por soluções naturais e ecológicas.

O aspecto prático do uso do plástico o tornou imprescindível na vida moderna e fez com que fosse adotado em 100% dos lares. Mas o plástico, além dos problemas para o meio ambiente, traz também riscos para  saúde, por conter alto teor químico em sua composição, como o Bisphenol A (elemento dos blocos de policarbonato, usado em centenas de produtos, inclusive embalagens de alimentos); Phthalates ( encontrado em plásticos e PVC, associado a distúrbios endócrinos como antecipação da puberdade em meninas, o que constitui um fator de risco de câncer de mama);  Vinyl Chloride (um dos primeiros elementos químicos associado a incidência de câncer pelo National Toxicology Program (NTP) e a International Agency for Research on Cancer (IARC), responsável por grande número de casos entre os trabalhadores na manufatura de plástico e PVC); Dioxin,  classificado como carcinógeno e responsávelpor disfunções endócrinas pela International Agency for Research on Cancer (IARC) e a Environmental Protection Agency (EPA); e Styrene, encontrado em embalagens para ovos, louças, e outros utilitários domésticos, também classificado como possível cancerígeno pelas agências americanas.  

You Might Also Like

0 comentários

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow