Cinco anos... é um bocado de tempo...

19:32

Cloridrato de Tamoxifeno. Comecei a tomar na segunda-feira, 12 de maio,  e pelos próximos cinco anos essa droga fará parte do meu cardápio diário, tão logo acabe de jantar. Lí a bula, como sempre faço, mas, desta vez, procurei ignorar as advertências sobre efeitos indesejáveis, coisinhas como risco de trombose ou câncer do endométrio, que afinal atingem uma porcentagem pequena de usuárias (1% a 2%), e me concentrar no benefício anunciado pela minha oncologista, que foi o que me fez optar por esse medicamento em vez de outro: o Tamoxifeno fortalece os ossos e a possibilidade de evitar osteoporose é muito importante. Esta é  a droga usada comumente por quem precisa de hormonoterapia, como eu, e cinco anos é o prazo estipulado normalmente para que se considere que o organismo está livre do câncer.

Mas, segundo minha médica, pesquisas recentes mostram que em alguns casos o benefício de tomar a droga por 10 anos já está comprovado e eu tenho o perfil indicado para isso. Começamos visualizando um prazo de cinco anos, ao fim do qual será avaliado se o tratamento deve continuar. Disse a ela que aceito tomar por 10 anos, desde que a gente assine um pacto de que estarei viva até lá, e aí a gente reavalia e assina outro pacto  de mais 10 (kkkkk).

Parece que o remédio não é fácil de achar; procurei em seis farmácias na Avenida Caxangá e só uma tinha o dito cujo. Por precaução comprei duas caixas; preciso ficar atenta pra quando acabar uma já comprar outra. Descobri onde fica a distribuidora, no Derbi,  e vou procurar lá, onde também deverei encontrar um preço mais em conta. Também preciso ficar atenta pra não esquecer de tomá-lo, afinal cinco anos é um bocado de tempo!

 

 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá Mariza, comecei tomar o Tamoxifeno agora em setembro. Sou de Curitiba e pelo menos aqui a Unimed fornece gratuitamente esse medicamento. Se informa com seu médico. Espero ter ajudado. Força!!!

    ResponderExcluir

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow