Herceptin até janeiro

20:19

Fui hoje tomar minha oitava aplicação de Herceptin, o que ocorre a cada 21 dias. Como sempre, duas tentativas para pegar uma veia boa porque, com o tempo, elas vão ficando "cansadas". E, convenhamos, de 8 de novembro de 2013, quando iniciei a quimioterapia, até agora, foram muitas furadas, da mão até perto do cotovelo. A previsão é terminar em janeiro esse complemento do meu tratamento, que não é considerado propriamente uma sessão de químio, já que não se trata mais de um coquetel de drogas e sim de uma droga isolada.


O Herceptin  é para aumentar a imunidade, evitando que as células enlouqueçam, e só é indicado para o tratamento do subtipo de câncer de mama HER2 positivo, que representa de 15 a 25 por cento dos casos (porque será que eu nunca ganhei na loteria?! Vou passar a jogar mais...). O subtipo é identificado no teste molecular de imunoistoquímica, que é a "carta de identidade" do tumor , realizado após a cirurgia. O Herceptin já fazia parte do tratamento desde o começo, mas minha onco achou por bem que eu continuasse tomando por mais um ano, porque ele é um anticorpo que é atraído pelo receptor Her2, uma proteina abundante nesse meu subtipo, que alimenta o câncer. A função do Herceptin é invadir essa proteína, provocando distúrbios no funcionamento das células tumorais (morram desgraçadas!), por isso é chamado de "terapia-alvo".


É claro que nessa altura eu espero que as tais células tumorais estejam mortinhas da silva. Mas o complemento da quimioterapia, junto com a hormonoterapia (um comprimido de Tamoxifeno após o jantar, durante cinco anos), é importante para prevenir a recidiva, o terror de todo mundo que já teve câncer. Meu Tamoxifeno já mora na mesa da cozinha, e o último gole da bebida do jantar, geralmente café mesmo, vai junto com ele, assim não esqueço de tomar o bendito.






You Might Also Like

2 comentários

  1. Muito útil esses ensinamentos que você está passando no blog, Mariza. Não deixe de publicar. Tá ajudando muita gente. Show de bola!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, vez em quando recebo e-mail de alguém que tá se tratando, ou tem um parente com câncer e quer desabafar, trocar ideias. Ando escrevendo pouco, porque tô super ocupada, mas vou tentar manter o blog atualizado.

    ResponderExcluir

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow