Mulheres "Se toquem"

11:45



O mês de outubro faz-nos lembrar, com mais ênfase, da ameaça que paira sobre todas nós, mulheres: o temível câncer de mama. E, consequentemente, que precisamos usar todas as armas para combatê-lo. Embora essa seja uma luta permanente, outubro foi eleito o mês que a simboliza, quando diversas ações são sistematizadas para chamar atenção do mundo sobre esse flagelo que ainda mata muitas mulheres ou as estigmatizam com mutilações. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades

São muitas iniciativas visando despertar a atenção para os cuidados necessários. A mais comum é vestir rosa, cor  escolhida para simbolizar a luta anti-câncer de mama. Além das pessoas, muitas instituições se "vestem" de rosa neste mês, como a Catedral de Brasília, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro e a Prefeitura do Recife, entre outras representações de esferas bem diferentes. Além das iniciativas individuais, muitas são institucionais, adotadas por hospitais, ongs, governos etc em todo o mundo. Uma das mais interessantes é a campanha veiculada pela Nestlé em parceria com a agência McCann Paris, que quer fazer com que as mulheres prestem mais atenção aos seus seios no sentido da prevenção.

A campanha levou uma atriz às ruas de Londres durante um dia, com uma câmara acoplada ao sutiã, registrando todos os olhares. A frase de encerramento é  "Todos olham para os seus seios, mas qual foi a última vez que você os analisou?". O objetivo é lembrar as mulheres que verificar os seios regularmente pode ajudar a prevenir o câncer de mama. A hashtag#CheckYourSelfie marca a iniciativa nas redes sociais. 

Câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil -  de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são mais de 57 mil novos casos estimados em 2014 e considera-se que a idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos.O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. Neste ano, a campanha terá uma série de atividades espalhadas pelo país. O site MdeMulher compilou as principais ações pelo Brasil. Entre as que chamaram mais a atenção está o lançamento da rede social "Coneccte", projeto idealizado pelo Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) com o objetivo de promover o diálogo direto entre pacientes com câncer. E o Instituto Se Toque, que atua na promoção da saúde da mulher, com foco no câncer de mama, está fazendo uma mobilização online por meio da hashtag #HistóriasdeSuperação. Durante todo o mês ele compartilhará com os internautas em suas redes sociais histórias de mulheres que venceram o câncer de mama.

Já a Cia Athlética apoia a campanha com o hotsite Amiga do Peito, no qual é possível fazer um cadastro que envia às usuárias um lembrete mensal para o autoexame. Além disso, um espelho de cada unidade da academia será destinado para que as pessoas coloquem mensagens de motivação e apoio, incentivando uma selfie com a hashtag #selfierosa.Nos hospitais públicos, a principal iniciativa é estimular a procura pelo exame de mamografia, gratuitamente.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Mariza estou preocupada com vc ...pq nao escreve mais no blog? terminou o tratamento?

    ResponderExcluir
  2. Roberta, mainha está bem. O único mal dela é a preguiça mesmo, hehe! Ela não atualiza o blog desde novembro! Mas está muito bem, terminou o tratamento todo e está super saudável e bem ocupada com o trabalho :-) Obrigada pela preocupação.

    ResponderExcluir

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow