Tudo azul com os homens...

14:43


Distribui lacinhos azuis com meus colegas do trabalho para lembrá-los da importância de se prevenirem do câncer de próstata, embora a maioria ainda seja jovem e nem se lembre que existe próstata  no corpo deles. Mas, talvez, tomando conhecimento da campanha do Novembro Azul desde cedo, quando chegar a hora - depois dos 40 anos - eles estejam mais dispostos a deixar o preconceito de lado e se submeter ao exame que pode detectar se há câncer. O Novembro Azul (assim como o Outubro Rosa para as mulheres), é o mês em que são desenvolvidas campanhas em todo o mundo, visando conscientizar os homens da importância de se cuidarem.

No Brasil, cerca de 50 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata por ano! É um número impressionante, que poderia ser reduzido com a prevenção. A próstata é um órgão pequeno, situado logo abaixo da bexiga, que produz o fluido que transporta o esperma liberado durante o sexo. O câncer ocorre quando as células da próstata começam a se multiplicar e  crescer descontroladamente. Alguns hábitos podem contribuir para o surgimento da doença, como alimentação muito gordurosa, consumo exagerado de álcool, tabagismo e sedentarismo.

O grande problema é que essa é uma doença silenciosa, o homem não percebe o que está acontecendo até o câncer ficar bem desenvolvido. Mas tem alguns sintomas que indicam que algo está errado e o  homem deve procurar o médico sem demora: vontade frequente de urinar, principalmente `à noite; dor na parte baixa das costas ou próximo aos testículos; e sangue na urina.

A única maneira de se prevenir é fazendo o exame de próstata. Isso é importante principalmente para quem passou dos 40 anos ou tem casos da doença na família.

You Might Also Like

0 comentários

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow