Bula de remédio: é melhor não ler...

19:11

Bula de remédio é uma desgraça: quando a gente lê sempre perde a coragem de tomar o dito cujo. Depois de uma semana miserável eu hoje fui na farmácia, comprar o remédio que minha oncologista tanto insiste que vai me ajudar, Duloxetina. R$ 74,00 uma caixa com 14 comprimidos, para tomar um por dia, toda manhã. Mas, agora que li a bula, não sei mais não...

O caso é que tratamento quimioterápico não tem essa de fase leve. Eu estava enganada. Fiquei toda contente quando iniciei a fase 2 da quimioterapia, simplesmente porque não tinha mais os enjoos da fase 1, a vermelhinha. Todo mundo me dizia que agora seria bem mais light, e eu acreditei. Ledo engano! Pra mim, tá muitooooooooooooo pior. Desde a segunda sessão comecei a sentir coisas que outros pacientes não têm, ou só têm bem depois: a fadiga e sensação de peso nas pernas equivalem ao que sente uma pessoa de mais de 80 anos (agora entendo porque os velhinhos andam tão vagarosamente). Semana passada não consegui sair pra trabalhar,  tomar paracetamol foi totalmente inútil; trabalhei em casa. A última sessão, na sexta-feira, revelou que não há mais intervalo para minha fadiga, que está permanente. Antes eu ficava dois dias "acelerada", e aproveitava para resolver coisas domésticas, como fazer mercado, cozinhar, cuidar da casa, lavar roupa , saia pra jantar fora, visitava algum amigo...só depois, no terceiro dia, começava o cansaço, a dor muscular, que eu pensei que fosse administrável. Este final de semana foi tudo diferente e só conseguir ir, capengando, até à farmácia, para comprar... Duloxetina, a salvação.

Antes de comprar fiz uma pesquisa no Dr. Google sobre o tal Cloridrato de Duloxetina. Descobri que é um antidepressivo, que além de ser usado nos estados de ansiedade também age aliviando as dores na fibromialgia, diabetes, dores lombares crônicas e otras cositas más. A associação com as dores do câncer decorrentes da quimioterapia é bem recente. Mas, pra quê eu fui ler a bula, que é quase do tamanho de um lençol ?! Gente, pra cada doença que trata, o remédio tem uma lista de possíveis efeitos colaterais de mais de dez linhas impressas. No final, o resumo é que para todas as indicações, como reação muito comum, o danado provoca boca seca, náusea, vontade de vomitar e dor de cabeça (10% dos pacientes); como reação comum, palpitações, visão borrada, diarreia, intestino preso, vômito, indigestão, gases, dor abdominal, fadiga, diminuição de peso, diminuição do apetite, dor musculoesquelética, tontura, sensação de lentidão de movimentos e raciocínio, sonolência, tremor, alteração do paladar, adormecimento ou formigamento de partes do corpo, insônia, alteração do orgasmo, retardo na ejaculação, distúrbio de ejaculação, diminuição da libido, disfunção erétil, ansiedade, distúrbio do sono, agitação, bocejo, suor em excesso, alteração da frequência urinária, vermelhidão da pele, dor de garganta, coceira, espasmo muscular, aumento da pressão sanguínea e sonhos anormais (isso tudo atinge 10% dos pacientes, segundo relatos espontâneos). Nem vou falar das reações incomuns e raras, porque com a sorte que eu ando é capaz de atrair alguma...xô, pensamento ruim.

E agora, o que é que eu faço?! Se eu já ando com fadiga, dor, alternância de intestino preso e diarreia, boca seca, formigamento e dormência nos dedos das mãos e dos pés, gases, uma mijação danada porque tenho de beber muita água, nariz sangrando porque as mucosas estão muito atingidas..,.e pra completar, mãos e pés inchados e as unhas dos pés começaram a cair. Amanhã tenho de encontrar um lugar decente, clínica ou hospital, pra extrair as unhas dos dedões. Meus pés, que sempre foram tão bonitos, estão em petição de miséria!

Será que a médica que passou esse remédio desgraçado pra mim alguma vez se deu ao trabalho de ler a bula?











You Might Also Like

0 comentários

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow