Sobre o Instituto Arte de Viver Bem

21:01

Acabo de ver no GNT entrevista de Marília Gabriela com a psicóloga e jornalista Valéria Baraccat, fundadora do Instituto Arte de Viver Bem, cujo site  ( www.artedeviverbem.com.br) já acessei várias vezes. O instituto faz um  belo trabalho de reabilitação de mulheres carentes que desenvolveram câncer de mama.Valéria é campeã de superação: descobriu o câncer em 2004, já passou por cinco cirurgias, contando com as de reconstrução, teve recidiva em 2012 e passou pelo segundo tratamento, mais pesado que o primeiro. Em vez de choramingar, mergulhou mais fundo nas causas sociais e resolveu ajudar outras mulheres: criou o instituto e acaba de inaugurar uma casa de apoio.

Na entrevista, além de falar das dificuldades de conseguir o apoio de empresários brasileiros aos projetos que desenvolve, como a casa de apoio para as mulheres e a publicação de uma cartilha em fascículos (iniciativa que eu já citei neste blog), entre outras, ela falou também de cuidados que as mulheres precisam ter para uma qualidade de vida melhor,  e que ela descobriu na prática, como paciente, ou recebeu a dica de médicos amigos.

Fiquei sabendo, então, de mais algumas cositas sobre as quais NINGUÉM tinha me alertado até agora. Por exemplo, que antes de começar a quimioterapia todo paciente, seja qual for o tipo de câncer, deve procurar o dentista e tratar dos dentes, simplesmente porque a químio baixa demais a imunidade e alguma bactéria oportunista pode aproveitar o momento para se instalar. A químio também suga toda água, deixando o corpo muito ressecado, por isso é tão importante tomar litros e litros de líquido para repor as perdas. E outra coisa, que descobri por conta própria: temos de proteger bastante o estômago, porque os remédios para controlar os vômitos atingem demais essa parte. No meu caso, que já tive úlcera e tenho gastrite e refluxo, parece que o dragão que mora no meu estômago expele baforadas de fogo que só são controladas à base de pantoprazol: mais um remédio pra ingerir!

Ela falou também sobre os direitos das pessoas com câncer, mas isso eu quero tratar num post específico. O tema integra a lista de assuntos tratados no site do instituto, que traz informações sobre a importância dos exercícios físicos - moderados - na recuperação das mulheres, muitos dos quais podem começar logo após o operatório, para fortalecer a musculatura e evitar que ocorra linfedema; também para impedir o sedentarismo e obesidade, pois a gordura alimenta as células cancerosas. É impressionante, mas os médicos mastologistas, os primeiros a terem contato com a mulher com câncer , raramente orientam para a necessidade desses cuidados desde a primeira hora, principalmente a necessidade de drenagem linfática, pois o linfedema pode ocorrer a qualquer tempo.

Fico matutando: como é possível que saibamos tão pouco, nada ou quase nada, sobre câncer, se essa é uma das doenças mais antigas do mundo? Só agora, com a internet, as informações começam a circular, principalmente por interesse das pacientes, como Valéria Baraccat, que pesquisam e dividem com outras pessoas os resultados de suas buscas, na tentativa de reproduzir informações que possam trazer alívio ao sofrimento, ajuda para aumentar a autoestima, conhecimento das leis, a conquista de direitos etc,  numa corrente infinita que vai sendo acrescida de novos conhecimentos.

You Might Also Like

0 comentários

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow