Se desenhar eu entendo...

17:22

Finalmente entendi, depois que, literalmente, foi desenhado pela minha fisioterapeuta, Luciana Magalhães, porque não devo tirar as cutículas das unhas e tenho de redobrar os cuidados na cozinha, para não me cortar ou queimar. Os médicos disseram que as defesas ficam reduzidas após a retirada de linfonodos da axila, mas só agora entendi como se dá o processo. Tudo bem, eu sou lenta...dammmmmmmmmm.

Luciana é fisioterapeuta do Hospital do Câncer de Pernambuco há 22 anos, tendo implantado esse serviço para mastectomizadas. Fui lá para fazer uma avaliação do meu linfedema (braço inchado e dolorido), mas o tratamento de drenagem linfática será feito no consultório dela. Não acho justo, podendo pagar, tirar a vaga de alguém que só tenha o serviço público como alternativa. Ainda não foi desta vez que inaugurei meu cartão do SUS.

Luciana mostrou, ou melhor desenhou a localização dos agrupamentos de linfonodos no corpo humano (axilas, virilhas, pescoço, tórax e abdomem) e explicou como eles atuam na defesa do organismo, sintetizando anticorpos. Eis um exemplo bem simples: se, ao fazer as unhas, com retirada das cutículas, a manicure me provoca um "bife" e este infecciona, alguma bactéria pode penetrar na corrente linfática e, ao chegar na axila, vai encontrar uma barreira formada pelo meu sistema de defesa linfático, que  vai eliminar essa "sujeira" através do suor ou da urina. Porém, a retirada de linfonodos, mesmo que sejam apenas três, como foi o meu caso, pode desarmonizar o sistema, que não tem mais capacidade para filtrar a linfa como antes. Daí ser tão recomendado que não se retirem as cutículas e na cozinha se usem luvas protetoras.

Estou fazendo exercícios ensinados por Luciana para "puxar" a linfa do lado esquerdo para a axila direita, que funciona perfeitamente, e para a virilha esquerda; e na terça-feira, 3 de dezembro,  começo as visitas ao consultório, duas vezes por semana, para massagens.

Tá legal, agora que ficou bem entendido, estou conformada. Vou tentar me acostumar com um novo jeito de cuidar das unhas, o que para mim é mais difícil do que ficar sem cabelos, já que para estes existe a solução fácil de usar lenços e perucas.

You Might Also Like

0 comentários

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow