Cabelo X Descabelo

21:21



Para muita gente, perder os cabelos com a quimio é constrangedor porque torna público o que até então só era compartilhado com as pessoas mais íntimas. Tornar-se careca pode mexer com a auto-estima da mulher, que perde um dos referenciais de beleza e feminilidade. Mas eu juro que minha sessão de "descabelamento" foi divertida, sem choro nem drama, do jeito que eu programei.

Sabia desde o início que ficaria careca, como a maioria das pessoas que passam pela quimio. Como sempre tive cabelo farto e resistente, que enfrentou alisamentos, tinturas, permanentes, escovas e o diabo a quatro, cheguei a pensar que talvez não caísse logo na primeira sessão, só depois da segunda...Qual o quê?! Dois dias antes da data marcada pela oncologista (15 dias após a primeira quimio), aumentou a queda dos fios quando me penteava ou passava a mão nos cabelos; no dia previsto as mechas saiam com facilidade e eu não parava de puxá-las, impressionada com a precisão da previsão.

Alguns familiares se preocuparam com meu estado de espírito. Achavam que este seria um momento muito dramático e que eu precisaria de muitoooooooooooo apoio nessa hora. Mas eu sempre achei que aquilo que não tem remédio já está, automaticamente, remediado. Eu só não queria raspar a cabeça em um salão, entre desconhecidos curiosos e penalizados. Raspei em casa, enquanto o almoço de sábado cheirava no fogão - um belo cozido - com meu querido  irmão Ciel comandando a máquina zero, minha irmã Marliete no apoio logístico (limpar os chumaços, me dar água pra beber etc..) e minha irmã Nalvinha  fotografando tudo. E o mais importante: minha filhota participando via skype, diretamente de Estocolmo, conversando, rindo, brincando e filmando. Todos acharam que fiquei com cara de monja e que minha cabeça é bem feita. Depois de tudo, almocei gostosamente com meus irmãos; e logo recebi da minha filha as fotos editadas, para usar no blog e no facebook.

Decidi que só vou usar lenços para sair; em casa prefiro exibir minha careca, que é fashion e não me dá calor. E já descobri que é ótima a sensação da água caindo diretamente na cabeça, no banho de chuveiro!


You Might Also Like

13 comentários

  1. Mariza, a gente luta todo os dias contra tanta coisa e nem se dá conta disso! Até que uma luta estranha nos olha no olho e aí a gente tem que encarar e se dar a conta de que chegou o dia da grande luta! Mas, foi para isso que a vida lhe preparou, para não se deixar vencer por essa luta apenas, ela que agora é mais transparente, mais pública, mas não mais importante do que todas as outras que você travou e venceu. Confio, que essa será mais uma grande vitória em sua vida e vamos comemorar muito, com todos esses seus sorrisos, a festa da vida, fazendo festa em nossas vidas! Eu estou ainda pela África, onde mora um povo que luta tanto, mas aprendi um dito que eles dizem quando gostam da gente e estamos passando por algum "aperto": Estamos Juntos! Sinta,que tem muita gente com você.... e por você! Você sempre foi uma querida e deixo aqui em palavras a vontade desse abraço que queria lhe dar...... Beijo, beijo, beijo.......

    ResponderExcluir
  2. Minha querida e eterna chefe. Força! Eu fazia parte dos que estava sem saber. Agora sei e a torcida é intensa por sua total recuperação. Abraços saudosos e calorosos.

    ResponderExcluir
  3. Adécio querido. Você que está na África está vendo de perto a luta de um povo pela sobrevivência, luta sofrida, cotidiana e inglória. As pessoas têm sido muito carinhosas comigo, me achando guerreira e mandando força e luz pra mim. Mas guerreiros mesmos são esses africanos, são as pessoas que estão presas a uma cama ou uma cadeira mas continuam administrando suas vidas, pessoas que não têm movimentos mas pintam e bordam com os pés ou a boca, gente com doenças terríveis mas que nunca perderam a fé. Tenho lido inúmeros relatos de mulheres que têm ou tiveram câncer e superaram. Eu sou apenas mais uma.Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Marisa, você ficou parecendo uma monja mesmo! Sendo assim, espero que toda a serenidade e paz desta filosofia preencha seus dias e te levem a conquistar uma recuperação de 100%. Não sabia da doença, mas mandarei fluidos de muita saúde e harmonia para todo seu organismo, a partir de agora. Muita admiração pela sua força e coragem! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Querida Mariza que Jesus o Médico Celeste lhe cubra de bênçãos, força, paz, sabedoria e fortalecimento espiritual. Força para vencer mais uma etapa de sua vida. Serás vitoriosa.

    Como ensina o jornalista e escritor Paiva Netto: "Nunca se soube que Jesus deixasse de atender ao apelo de uma alma suplicante".

    Beijos em seu coração e estamos em oração pela Amiga que vencerás.

    Vânia Besse

    ResponderExcluir
  6. Marisa, boa tarde. Me chamo Valdenes Guilherme, resido em Limoeiro, PE, e sou autor de histórias infanto-juvenis de Vila Dourada. Tive uma idéia recentemente de colocar algumas personagens mulheres carecas (todas por opção), como uma forma de aumentar a auto-estima delas. Receba todo meu apoio, um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Marisa, eu também fiquei sabendo agora e acho muito importante que você compartilhe tudo com todos. Além de desmistificar a doença, vai ajudar muita gente que está passando pela mesma situação. Tenho uma amiga que escreveu um blog, Turbante da Naire, e deu muitas lições de força e coragem. Hoje ela leva uma vida normal, assim como você, em breve. Como disse Adécio, "estamos juntos"! Um grande beijo e força!!!

    ResponderExcluir
  8. Mariza, muito bom o blog! Parabéns! E você tá mesmo parecida com uma monja! ;)

    ResponderExcluir
  9. A sua coragem e os seus comentários, com certeza, ajudarão e muito a outras pessoas que passam pela mesma experiência e não são tão corajosas como você. Tudo é no tempo de Deus e, com certeza, a vitória será sua, na graça dEle.Sou sua fã, amiga!!!!

    ResponderExcluir
  10. Só corrigindo : ajudarão e muito a outras pessoas...

    ResponderExcluir
  11. Gercina querida. Você, que lutou tanto e venceu, é uma inspiração pra mim. Beijos e obrigada por suas palavras de incentivo.

    ResponderExcluir
  12. Que linda a sua coragem! Sem dúvida, você está ajudando muitas outras pessoas com a sua força. Estou orando por você para que o nosso Deus te conceda a cada dia muita paz e aumente cada vez mais a sua coragem e fé. Forças, Mariza! Bjão

    ResponderExcluir
  13. Mariza,minha querida amiga.....vc é linda com cabelo, peruca ou mesmo careca.....e não é que ficou parecida mesmo com uma monja ...A sua coragem e força vão te ajudar muito e , consequentemente, fará o mesmo com outras pessoas. Sempre te admirei pelo seu astral . Estou feliz de te ver assim, confiante ! Doida pra te encontrar e te dar aquele abraço e aquele beijo, minha linda ! Gde bjo !

    ResponderExcluir

Bloglovin'

Siga no Bloglovin'

Follow